segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entrevista com Fabricio Fay



Estou iniciando aqui no blog uma sessão com entrevistas. E a primeira será com o talentoso pintor Fabricio Fay!!


 1 -Qual sua idade, e onde vive atualmente?
 39 anos, nasci e vivo em Porto Alegre/RS

2-Qual o tema, e a escala que você prefere?
Meu tema favorito é o período da história antiga (Roma e seus inimigos) e na idade moderna os conflitos coloniais ingleses, mas gosto de passear por vários períodos, assim como também gosto de figuras de fantasia e ficção. Em relação a escala, minhas favoritas são 54mm e 75mm, meus escultores favoritos são Adriano Laruccia e Raul Garcia Latorre.


3- Quando e como você iniciou no hobby ?
     Iniciei no hobby lá pelos anos 80, quando um amigo chegou na minha casa com um avião feito pelo seu irmão mais velho, um Stuka. Nessa época era possível comprar kits da revel em supermercado e lojas de departamento, com o fim da revel e proibição das importações o hobby ficou em stand by. 

    Quando estava na faculdade, nos anos 90 reencontrei o mesmo amigo do stuka que me apresentou a militaria e as figuras, assim passei a fazer veiculos militares e passei a colocar figuras nos tanques, em determinado momento percebi que gostava mais de fazer figuras que os veículos, e num dia adquiri a minha primeira figura de metal, de um celta, desde então passei a fazer só figuras.



4-Sobre o seu método de trabalho:
     
A) Quais  são as “ferramentas” que você acha que são necessárias para o seu trabalho?
    Para quem faz figuras não é necessário ter tantas ferramentas, com umas limas, 3 pincéis(0,1,2 eum "vagabundo" para misturar tinta) e tintas você já pode começar, claro que com o tempo passamos a comprar tudo que encontramos.
    
 B) Como é o seu “estúdio”?
    Tenho um quarto especialmente para isso, onde tenho uma série de equipamentos adquiridos ao longo dos anos, muitas tintas, de todas marcas e tipos(acrilicas, óleo e esmalte),  a minha mesa fica estratégicamente ao lado da janela para receber iluminação natural, ao lado tenho uma mesa auxiliar, na qual fica o aerógrafo pernanentemente montado no suporte. Tenho uma cristaleira onde guardo as figuras pintadas e kits montados e um armário onde ficam as figuras e acessórios.


C) Quanto tempo você passa pintando?
    Não costumo ter uma rotina fixa, mas costumo acordar cedo em torno de 6:30 e após o café gosto de pintar até próximo do horário de sair para trabalhar. Mas tem dias que pinto só a noite.
 
D)Quanto tempo você usa pintando uma única figura?
    Depende bastante da figura e da quantidade de elementos que ela tenha(couros, peles, metais, etc). Mas uma figura 54mm com um uniforme sem tantos detalhes dá para pintar em umas 2 semanas. Uma coisa que agiliza muito o processo de pintura é o aerógrafo, coisas que leva horas para se pintar pode ser feita em minutos com o aerógrafo.


 
5- Que parte do hobby é a que você mais gosta?
 O que mais gosto é a pintura do rosto, na sequência metais e couro. Acho que o rosto é a parte mais importante da figura, que vai dar vida e ajudar a passar o clima que você quer dar a cena.

6-Quais são as pessoas que mais lhe influenciaram?
Uma das pessoas que mais influenciou e me abriu os olhos para a pintura foi o meu amigo Alaerte, lembro que na primeira reunião com o pessoal das figuras que fizemos ele mostrou como fazia para controlar a tinta, descarregando no pincel e testando numa folha de papel. Quando fui para Espanha em 2010/2011 fiz um curso de pintura com o maestro José Manoel Palomares, o que mudou profundamente a abordagem e a forma de pintar e utilizar o pincel, ver ele pintando, a intensidade das pinceladas, ângulos, etc, mudou minha forma de pintar, acho que a coisa mais importante que se aprende nessas situações são coisas as vezes mais básicas, como uso do pincel, utilização da tinta, mistura de cores, etc, pois sabemos onde devemos colocar as cores, mas o difícil é como.

Nessa viagem também tive a oportunidade de assistir a uma aula com o Jaume Ortiz, que tem uma técnica incrível e um estilo de pintura muito próprio, a gente vê uma figura e sabe que é dele, acho que ele tem uma visão para criar  formas e volumes incrível.

Recentemente tivemos a oportunidade de conhecer e participar do curso com o maestro Fernando Ruiz, que apresentou uma técnica muito diferente de tudo que já tinha visto e que venho tentando incorporar alguns elementos a meu modo de pintar.
Foto tirada durante o curso do Fernando Ruiz
 
7- Qual o seu envolvimento com a comunidade de pintores (ou hobbystas) na sua cidade/região?
     Tenho me envolvido bastante com os aficcionados das figuras, que chamo de figureiros, acho que uma das coisas mais importantes foi numa exposição em Caxias, acho que em 2007, ter marcado a primeira reunião com o Alaerte e a Cris, sendo que na primeira reunião conheci o João(Deadalus) e desde então temos reunido o grupo a cada 3 ou 4 meses.

    Em maio de 2010 minha esposa criou um blog para mim, e desde então passei a colocar alguns passo à passo, com o tempo passei a fazer algumas entrevistas com algumas personalidades do mundo das figuras e vídeos, e atualmente o blog está chegando nos 40.000 acessos.
    A intenet permite contato com pessoas de lugares distantes e tenho mantido muito contato com os figureiros espanhóis.

    Nesse ano organizei um curso de pintura de figuras com o Maestro Fernando Ruiz, que ao que saiba foi o primeiro curso feito no país por um mestre internacional. Outra coisa que acabo de me dar conta é que o curso coincidiu com o aniversário de 2 anos do blog. Já fazia tempo que sonhava com um curso nos moldes do que fiz na Espanha por aqui e finalmente consegui viabilizar junto com o Fernando a concretização desse projeto, que espero que tenha contribuído para trazer novos conceitos e ajudar a implementar o hobby por aqui.

    Também tenho importado figuras da Espanha, pois sempre tive grande dificuldade de encontrar os produtos que necessitava por aqui, assim na viagem fiz alguns contatos e desde então tenho trazido a cada mês figuras e acessórios das principais marcas espanholas.
    Em outubro desse ano estou indo para Espanha para participar de um concurso de figuras o Soldat de Plom.


8-O que você faz com as figuras prontas?
Tenho alguns pedidos de clientes, assim as figuras feitas por comissão vão para as vitrines e cristaleiras de clientes, já as minhas vão para a cristaleira do meu estúdio, exceto algumas que minha mulher gostou e foram para o seu consultório.

9- O que as pessoas acham, ou consideram  o seu hobby?
As pessoas costumam gostar e ficar bem impressionadas com o nível de detalhamento que colocamos nas figuras. Eu vejo nosso hobby como arte, pois empregamos técnicas e efeitos muito semelhantes aos da pintura ou ilustração, só partimos de um eboço tridimensional já definido(figura), mas sobre este podemos aplicar todo tipo de efeitos e técnicas.



 
10- Uma dica pra quem quer começar:
Acho que a principal dica é buscar conhecer e compartilhar com algum grupo ligado ao hobby, não precisa ser nenhum grupo oficial. Depois que iniciamos com as reuniões o nível de pintura de todos evoluiu muito, a troca de informações acelera muito o aprendizado de todos.
Outra dica é acompanhar sites e blogues, que trazem muitas dicas e tutoriais para pintura, e já aproveito para passar o link do meu blog:http://losfigureros.blogspot.com/
Uma dica, que foi muito importante para mim, é sobre o controle da pintura, de após passar o pincel na tinta descarregar o excesso num guardanapo e testar em uma folha de papel.


Aí está nosso primeiro entrevistado!!! Obrigado ao Fabricio pela participação!

Um comentário:

  1. Gran Fabrizio !! ... Un ejemplo a seguir por su constancia y evolucion de manera tan buena en el pintado de miniaturas, siendo ya un pintor de referencia.
    Saludos desde Girona.

    ResponderExcluir