quarta-feira, 27 de julho de 2011

Copiando Bits!


Ja faz algum tempo que estava querendo testar essa idéia que eu tive para copiar bits. Sendo dentista, eu tenho acesso a alguns materiais de cópia que, imagino eu, ninguem utilizou ainda.

Vou utilizar silicone de condensação. Da marca Zhermack. Consiste em uma pasta verde, e um catalizador (Indurent). O molde fica bem rigido, e toma presa final em 5 minutos. Porém ele é descartavel, podendo ser utilizado por uma semana, antes dele ressecar e deformar.

O modelo foi feito utilizando resina acrilica auto-polimerizavel. Usei da cor rosa pois só tinha dessa disponivel aqui na clinica.

Aqui vai o passo a passo com fotos:
O produto utilizado para o molde é esse: Zetaplus e o catalizador Indurent.

Pega-se uma pequena porção da massa verde  e aplica-se o catalizador, manipule os dois produtos com as mãos até se obter uma massa homogenea, que fica verde.

Faz-se um rodete de massa, coloque a peça a ser copiada e aguarde 5 min, como fiz um molde de 2 partes, fiz algumas ranhuras para facilitar o encaixe, para os dois moldes nao grudarem, utilizei um pouco de vaselina solida, sem deixar nenhum residuo.


Aqui está o molde pronto.

Utiliza-se resina acrilica autopolimerizavel para fazer o modelo.

A mistura da resina é feita diretamente no molde, cobre-se toda a area a ser copiada com o pó, e com um conta-gotas, aplica-se o liquido. Caso pingar liquido demais, aplica-se um pouco mais de pó até acertar a mistura. Essa é a parte mais dificil, eu errei 2 modelos antes de acertar.

Procure fazer bastante pressao, colocando algo pesado em cima do molde, aguarde cerca de 15 min para a resina tomar presa, o excesso é facilmente removido depois de pronto.
Aqui está a peça pronta, com os excessos removidos, essa foi a primeira que eu fiz e ficou com uma bolha.

Aqui está o resultado final, a peça fica com uma linha de molde, que é facilmente removida com um estilete ou um bisturi.

4 comentários:

  1. Mas esse material não fica mais caro do que os moldes ordinários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode-se usar o siligum da moldflex conhecido como silicone magico mistura parte a e b na mesma proporção preco e de 170,00 mai s
      frete

      Excluir
  2. Depende muito da peça que tu vai copiar, no caso dessa, ela está a venda por usd 1,5 - 2. Outra situação é copiar as pernas e o tronco de alguns kits que sobram muitos bits.

    ResponderExcluir