segunda-feira, 23 de julho de 2012

Entrevista com Cristiane Tatavitto

Aqui está mais uma entrevista, dessa vez com uma das unicas representantes femininas de nosso hobby, Cristiane Tatavitto.


1 -Qual sua idade, e onde vive atualmente?
43 anos e vivo em São José,SC.

2-Qual o tema, e a escala que você prefere?
Atualmente estou concentrada apenas nas figuras históricas e de fantasia, a escala que mais gosto é 54mm (históricas) e 32mm (fantasia). 

3- Quando e como você iniciou no hobby ?
Eu iniciei quando tinha uns 14 anos e a "culpa" foi do meu pai que comprou um kit de avião no supermercado, depois houve um longo período sem contato com kits e, mais tarde, já perto dos 22 anos é que retomei o hobby com kits de aviação militar.

4-Sobre o seu método de trabalho:
a)Quais  são as “ferramentas” que você acha que são necessárias para o seu trabalho?
Boas tintas, uma boa lupa e, principalmente, pincéis de qualidade e figuras originais. Também acho interessante ter livros para consulta.

b)Como é o seu “estúdio”?
Minha bancada consiste em uma mesa de escritório onde fica perto os pincéis; as tintas; luzes de bancada e ferramentas diversas.

c)Quanto tempo você passa pintando?
Em torno de uma hora e meia por noite, mas isso não é rotina. Muitas vezes, como nesse momento, fico muito tempo sem pintar.

d)Quanto tempo você usa pintando uma única figura?
Quando começo um trabalho, levo em torno de 3 a 4 semanas pra finalizar, mas isso se me dedicar bem, caso contrário leva mais tempo. Não me preocupo muito com isto (tempo pra terminar um trabalho).






5- Que parte do hobby é a que você mais gosta?
Quando começo a pintar e, também, gosto de preparar a base. Claro que o momento especial é ficar contemplando o trabalho finalizado. 

6-Quais são as pessoas que mais lhe influenciaram?
O "culpado" da minha entrada no mundo das figuras foi o mestre Alerte, de Caxias do Sul.

7- Qual o seu envolvimento com a comunidade de pintores (ou hobbystas) na sua cidade/região?
No mundo das figuras, aqui só tem eu (que eu saiba). Por isto participo mais com o pessoal de Caxias do Sul e Porto Alegre. 





8-O que você faz com as figuras prontas?
Elas ficam guardadas numa cristaleira perto da minha bancada, onde posso olhá-las e namorá-las todos os dias, hehehehe.

9- O que as pessoas acham, ou consideram  o seu hobby?
Elas acham diferente por nunca terem ouvido ou visto antes e acabam adorando. Mas também me consideram "louca" por fazer algo tão pequeno, hehehehe. Normalmente ouço a seguinte frase: "Não tenho paciência pra fazer isso!"
10- Uma dica pra quem quer começar:
Esse mundo das miniaturas é fantástico, então, o negócio é por a mão na massa pra sentir se vai ou não gostar. Se gostar, vá investindo aos poucos em materiais e ferramentas de qualidade, bem como, com kits ou figuras originais. Seu trabalho vai ser muito mais prazeroso e produtivo.
Mas o mais importante é: faço isto porque adoro e nada mais importa.

Obrigada Vitor pela oportunidade.
Abração
Cristiane B. Tatavitto



2 comentários:

  1. Brilhante!!!!! Uma riqueza de detalhes que impressiona!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Cris........vi essa sua figura do European Knight, no curso com o Maestro Ruiz, e achei muito bem feita.....tanto que acabei de comprar uma também!....parabéns Cris!!

    ResponderExcluir